7 erros frequentes na emissão de nota fiscal eletrônica

Veja Quais Sao Os 7 Erros Mais Comuns Que Voce Pode Estar Cometendo Na Hora Da Emissao De Notas Fiscais Blog - KRV Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Os 7 erros mais comuns na emissão de notas fiscais eletrônicas 

A segurança e a prática de processos corretos é fundamental para qualquer empresa, nesse caminho podem sim surgir erros. O primeiro passo para corrigi-los e identificá-los, por isso, neste artigo listamos os 7 erros mais comuns na emissão de notas fiscais. Veja agora!

Ter os documentos e os procedimentos fiscais corretos e no lugar o ajudará a monitorar seu fluxo de caixa, administrar suas despesas e manter seus livros organizados. 

Uma nota fiscal eletrônica também tem várias vantagens sobre uma versão em papel: você pode enviá-la diretamente ao seu cliente, rastrear quem lhe pagou, armazenar todas as suas notas eletronicamente. A nota fiscal é um documento de extrema  importância para o setor fiscal de uma empresa.

Aqui estão os erros mais comuns que as empresas cometem ao emitir notas fiscais eletrônicas, identifique-os e saiba como não errar na emissão de notas fiscais.

Se o assunto é do seu interesse, leia também:

7 erros frequentes na emissão de nota fiscal eletrônica

1. Usando o mesmo tipo para todas as notas fiscais

É importante estar ciente que existem mais de um tipo de nota fiscal. É comum algumas pessoas acabam por confundir os tipos de notas fiscais, o que se torna um erro frequente e grave, isso porque o tipo de nota varia com a atividade exercida na empresa, porém, os mais comuns são:

  • Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e);
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • Nota Fiscal Avulsa (NFA-e);
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).

2. Proteção de Dados Inadequada

Ao emitir nota fiscal eletrônica , você deve ter certeza de respeitar a lei brasileira de proteção de dados. Tenha em mente que ao emitir nota fiscal eletrônica você pode correr o risco de multas ou outras sanções se não seguir a lei.

3. Errar a natureza da operação

Erros, os erros da operação significa que houve erros no campo que descreve a natureza da operação, por exemplo, na venda de mercadorias, ao registar uma devolução registar a operação não como devolução e sim como venda.

4. Confundir data de competência e emissão

A data da competência diz respeito ao dia em que o produto foi vendido ou que o serviço foi prestado e a data da emissão corresponde ao dia em que a nota foi emitida.

5. Erros no cálculo do ICMS

Alguns erros com o valor do ICMS você pode estar cometendo um crime de sonegação fiscal, isso ocorre pois o valor corresponde a toda a operação envolvida na compra e entrega do produto.

6. Juntar todas as vendas em uma nota fiscal

As notas fiscais devem ser emitidas para cada venda realizada na sua empresa. Emitir uma nota fiscal para todas as vendas pode causar multas do Fisco.

7. Preenchimento incorreto

Pode parecer algo simples, porém os erros no preenchimento das notas fiscais são bem comuns, por isso é necessário atenção total na emissão para não errar em algo tão “bobo” como erros de digitação, afinal, um zero a mais ou a menos faz um enorme estrago.

Com todos esses pontos em mente, você pode emitir notas fiscais com mais profissionalismo, e evitar estas armadilhas comuns, e para ter uma gestão concreta dessa tarefa, o apoio contábil é imprescindível!

Conheça a KRV Contabilidade!

Com o apoio especializado dos nossos especialistas você garante uma emissão de notas fiscais sem erros e em conformidade com as exigências legais.

Não perca tempo e conheça agora os nossos serviços especializados!

NÃO ERRE COM NA EMISSÃO DE SUAS NOTAS FISCAIS! CLIQUE AQUI E TENHA UM AUXÍLIO ESPECIALIZADO!

5/5 - (1 vote)
Summary
7 erros frequentes na emissão de nota fiscal eletrônica
Article Name
7 erros frequentes na emissão de nota fiscal eletrônica
Description
Os 7 erros mais comuns na emissão de notas fiscais eletrônicas. Leia o artigo que preparamos e confira mais informações!
Author
Publisher Name
KRV Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Descubra como fazer a precificação de produtos e serviços corretamente…
Cresta Posts Box by CP