Aprenda a precificar produtos e serviços em sua microempresa
Ao montar uma pequena empresa, há numerosas etapas e escolhas a serem feitas. Entre todos os aspectos fundamentais do negócio, o custo dos produtos e serviços é crítico.
O preço é fundamental para a sobrevivência de sua empresa, pois estabelece o valor que impulsiona a competitividade, a atratividade e a rentabilidade de sua empresa.
Os preços devem ser incorporados na estratégia de lançamento de um produto desde o início, uma vez que preços incorretos podem colocar sua empresa em risco.
Por fim, lembre-se que a fixação de preços é estrategicamente importante em qualquer negócio. Veja abaixo como estabelecer os preços em sua microempresa!
Empreendedor, leia também:
- Planejamento estratégico: entenda por que precisa ser atualizado sempre
- Não perca dinheiro! Faça a precificação de produtos e serviços corretamente!
- O que você deve fazer para legalizar uma empresa
O que considerar na hora de precificar produtos ou serviços na minha microempresa?
Preço por unidade – O preço correto de um produto depende de quanto cada unidade custa para produzir ou comprar. Para serviços, você deve calcular quanto tempo os clientes gastam em cada atividade e o preço do serviço de acordo, cobrindo todos os custos e gerando uma margem de lucro.
Despesas devem ser contabilizadas – Os custos variáveis dependem do volume de vendas e são considerados imprevisíveis. Por outro lado, os custos fixos devem ser pagos independentemente de quanto se vende.
Tenha atenção a sua margem de lucro – É crucial honrar as margens que você estabeleceu para sua empresa. Se você determinar que cada item deve realizar um lucro de 20%, mantenha-se fiel ao plano ao fixar os preços, a menos que a estratégia mude.
Entenda acerca do seu mercado – Antes de fixar os preços, você deve conduzir uma pesquisa completa sobre seus concorrentes, incluindo quanto eles cobram, a quem vende e quanto eles vendem.
Como precificar produtos ou serviços na minha microempresa?
3 estratégias de precificação para utilizar na sua microempresa:
1. Mark-up
Uma microempresa que utiliza este método estabelecerá uma porcentagem de margem de lucro levando em conta os custos de produção do produto. No entanto, isto pode resultar no preço do produto está fora de linha com a realidade do mercado.
A fim de determinar o preço sob esta perspectiva, a microempresa deve considerar todas as despesas envolvidas na produção do produto/serviço. Então, as principais questões consideradas são:
- Despesas variáveis;
- Gastos fixos;
- Custos do produto – na fábrica, matéria-prima e no comércio, valor da aquisição;
- Mão de obra;
- Lucro alvo.
2. Percepção de valor
O Sebrae Nacional diz que este método de fixação de preços leva em conta a percepção dos clientes sobre o valor de um produto em relação ao seu preço. Além disso, os clientes consideram o preço além da qualidade, descontos, prazos, taxas de juros, serviços adicionais, atributos da marca e outros fatores ao avaliar o preço.
Este método de precificação é o mais interessante porque permite a remuneração de todo o trabalho envolvido no aumento do valor do produto.
3. Preço-teto
Os empresários podem utilizar este método para fixar o preço de suas mercadorias de acordo com as tendências do mercado, mas se eles não levarem em conta suas próprias despesas, podem terminar o ano no vermelho.
O preço da majoração é calculado conforme descrito no método mark-up, e o valor resultante é então comparado com os padrões atuais do mercado: se o valor está abaixo do mercado; o valor atende às expectativas do mercado; o valor está acima do mercado.
O preço final é então determinado pelo que você espera lucrar.
Tenha o auxílio da KRV Contabilidade!
A fixação de preços pode parecer um grande desafio no início, mas é a chave para o sucesso financeiro de uma empresa. Portanto, deixe a KRV Contabilidade lidar com essa questão em sua empresa.
Conte com nossos serviços em contabilidade digital. Entre em contato conosco imediatamente.
CLIQUE AQUI E FAÇA UMA PRECIFICAÇÃO CORRETA EM SUA MICROEMPRESA!