Fique atento ao prazo de entrega da declaração de IR e as multas por atraso

Saiba Quais Os Prazos Para A Declaracao Do Imposto De Renda E Evite Sofrer Multas Por Atraso Blog - KRV Contabilidade

A Receita Federal já está recebendo a declaração do Imposto de Renda 2022. Você já sabe a importância de estar atento aos prazos da entrega? Entregar a declaração no prazo estabelecido pela Receita Federal evita multas por atraso

A Receita Federal já está aceitando a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Com os prazos abertos, é hora de juntar os documentos necessários para exercer essa obrigação fiscal e para ficar longe de problemas com o fisco.

Um dos principais problemas que o contribuinte pode enfrentar com a declaração do IR é acabar perdendo prazo para a entrega do documento. Desse modo, é necessária a apresentação do documento fora dos prazos estabelecidos pela Receita, o que culmina em multas por atraso.

Por isso, fique atento e veja o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física 2022. Dessa forma, é possível evitar sofrer com multas por atraso na entrega da declaração.

Se você se interessa por assuntos contábeis e fiscais, veja os materiais em nosso blog e continue ligado.

Como funciona a declaração do Imposto de Renda?

Anualmente, a Receita Federal divulga regras e prazos para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Esse documento é a maneira de o contribuinte prestar contas ao governo sobre sua renda e sobre seus gastos.

Em casos de pagamentos de impostos indevidos pelo contribuinte, a Receita faz a restituição do valor; do mesmo modo, se o contribuinte pagou menos imposto do que devido, será cobrado o valor devido.

Veja as regras e quem é obrigado a entregar a declaração do IR 2022 através do site da Receita Federal.

Quais os prazos para a declaração do Imposto de Renda?

Geralmente, os prazos para a entrega do documento são entre início de março e final de abril, porém, em decorrência da pandemia, a Receita Federal vem, nos últimos anos, prorrogando o prazo limite para a entrega da declaração do IR. Em 2022, mais uma vez, a Receita prorrogou esse prazo.

A Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022!

A entrega da declaração do IR 2022 teve início no dia 07 de março, porém a data final para a entrega do documento foi prorrogada até o dia 31 de maio. O prazo anterior era até dia 29 de abril, com isso o contribuinte que ainda não se programou ou reuniu a documentação necessária ganha um período extra para realizar a entrega da declaração de IR e para evitar multas por atraso.

O novo prazo final consta na Instrução Normativa RFB Nº 2.077, de 4 de abril de 2022.

Quais são as multas para quem atrasa a entrega da declaração do Imposto de Renda?

A conta para quem não entregar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo pode ser bem alta. A não entrega da declaração nos prazos estabelecidos pela Receita custa, ao bolso do contribuinte, um montante inicial de R$ 165,74.

Agora, se o contribuinte que deixou a declaração do IR, atrasar ou tiver impostos devidos, o valor pode ser bem mais considerável, nesse caso a multa começa de 1% ao mês-calendário, podendo chegar até 20%.

Conheça a KRV Contabilidade

A KRV Contabilidade pode te auxiliar nesse momento de entrega da declaração. Além de identificar se há a obrigatoriedade da apresentação do documento, podemos te auxiliar em casos de valores a restituir para garantir o seu direito.

Contamos com profissionais de excelência na área contábil, os quais realizam essa tarefa com segurança, evitando erros e que você possa enfrentar multas ou quaisquer problemas com o governo.

Por isso, conte com quem entende do assunto, conte com a KRV Contabilidade!

FAÇA AQUI A SUA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DENTRO DOS PRAZOS E EVITE MULTAS!

5/5 - (1 vote)
Article Name
Description
Fique atento ao prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda e às multas por atraso. Veja mais sobre o prazo para declaração do IR.
Publisher Name
KRV Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!