Como funciona a precificação para farmácias?

precificação para farmácias

A precificação para farmácias, principalmente aquelas de menor tamanho, pode ser algo bastante complexo. É preciso levar diversos fatores em consideração: desde os elementos básicos como o preço de fábrica, até os elementos específicos de sua atuação, por exemplo os custos de manutenção e de pessoal.

No presente artigo KRV, você encontra algumas dicas e direcionamentos que podem ajudar sua marca a compreender melhor a precificação para farmácias e seus pormenores. 

Como direcionar a precificação para farmácias?

Na precificação para farmácias, existem alguns aspectos essenciais a analisar:

  • Qual a categoria do produto?
  • Qual a margem de lucro aplicada a cada categoria de produtos?
  • Onde o produto se situa na Curva ABC?

Nos subtópicos abaixo, você compreende melhor como responder a cada uma dessas perguntas a fim de melhor definir a precificação de sua farmácia.

Qual a categoria do produto?

Farmácias comercializam uma série de produtos de diferentes categorias. Cada estabelecimento pode criar suas próprias categorias a fim de guiar melhor suas estratégias de precificação. Confira em seguida uma forma de dividir os produtos:

  • Produtos de consumo frequente: Os produtos de consumo frequente costumam movimentar a farmácia. Eles não necessariamente possuem altas margens de lucro, e vão desde desodorantes a latas de leite em pó, fraldas e cremes dentais. O objetivo deles é trazer clientes que possam também ocasionalmente comprar outros itens;
  • Produtos de lucro: Aqui se concentram os lucros da loja, onde a precificação para farmácia pode levar em conta uma margem de lucro superior. Estes costumam ser produtos de consumo pouco recorrente e valores altos, como produtos de beleza, suplementos, vitaminas, remédios e mais;
  • Produtos de fidelização: Por fim, existem os produtos consagrados e já conhecidos nas farmácias, como por exemplo cremes hidratantes, cremes de cabelo de marcas conhecidas, entre outros itens que já possuem uma precificação pré-estabelecida no mercado.

Para outros itens que não se encaixam necessariamente nessas categorias, é indicado um estudo da estrutura da marca, a fim de identificar a margem de lucro ideal a ser aplicada.

Qual a margem de lucro aplicada a cada categoria de produtos?

Uma vez que as classificações estejam em ação, é hora de realizar uma pesquisa de mercado em sua região a fim de identificar os preços costumeiramente praticados e adaptar tais valores à realidade de sua farmácia. Para esse processo, recomenda-se o auxílio de uma assessoria especializada em contabilidade para farmácia.

Onde o produto se situa na Curva ABC?

Por fim, é importante considerar a Curva ABC, que é um princípio de gestão de estoque com o intuito de classificar os produtos em mais e menos relevantes e, a partir disso, maximizar ganhos e diminuir perdas. 

Por meio da Curva ABC, é possível conduzir uma série de análises a fim de compreender os custos com a manutenção dos produtos dentro da loja, a probabilidade de perdas e mais.

Precisa de um especialista em precificação para farmácias?

Se você quer garantir uma precificação ao mesmo tempo competitiva e vantajosa para sua farmácia, conheça a KRV. Somos uma contabilidade para farmácias, altamente especializada.

Nossa equipe está preparada para auxiliar as farmácias com a gestão de custos de produção e precificação.

Clique aqui para fazer seu orçamento conosco!