Como abrir um CNPJ: guia completo

Saiba como abrir seu CNPJ através deste passo a passo

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que certifica a formalização de pessoas jurídicas junto ao governo federal. Se você deseja abrir seu próprio negócio, deve também estabelecer um CNPJ. Veja como 

Muitos empresários desejam abrir um CNPJ, e agora está mais fácil do que nunca. Em poucos passos, você poderá formalizar sua empresa e começar a trabalhar no setor mais promissor da economia brasileira. 

Tudo o que você precisa é de um bom plano de negócios e alguns passos simples, leia este artigo até o fim para saber como!

Não deixe de ler também:

Veja como abrir seu CNPJ, confira os passos

O processo de abertura é o mesmo para empresas da indústria, comércio e serviços. Ou seja, a única coisa que muda é a atividade realizada e as regras tributárias. A fim de ajudá-lo a alcançar seus sonhos e objetivos como empreendedor, preparamos um guia passo a passo sobre como abrir um CNPJ. 

Vamos lá?

1. Plano de negócio

Primeiro, antes de abrir um CNPJ, você deve criar um plano de negócios completo para formalizar a empresa. Você deve especificar o que a empresa irá oferecer, quem irá recebê-la, onde ela estará localizada e que recursos serão utilizados, bem como realizar pesquisas de mercado, definir o público-alvo e descrever os serviços que serão prestados. 

2. Elabore o seu contrato social 

O primeiro passo para criar um CNPJ é preparar um Contrato Social, ele é comparável à certidão de nascimento de uma empresa, contendo informações fundamentais que são cruciais para o estabelecimento da empresa. 

Seu departamento contábil ou jurídico pode fornecer a assistência apropriada se você precisar de alguma assistência na preparação deste documento, contabilidade ou lei. Os estatutos de uma empresa são conhecidos como registro público, e estabelecem certos direitos e deveres entre os sócios. Devido a certos motivos, o Contrato Social de uma empresa deve ser público, certos aspectos do acordo de acionistas, como o estabelecimento de certos direitos e deveres entre os sócios, não estão incluídos no Contrato Social. 

Além disso, é sempre uma boa ideia consultar um contador antes de escolher um endereço para sua empresa, particularmente se for digital. Um endereço fiscal, ou sede virtual, é aquele que tem sido utilizado pelas empresas como uma sede virtual para diminuir sua exposição fiscal. 

3. Faça o cadastro na junta comercial

Então, uma vez elaborado o documento de constituição da empresa, este deve ser registrado na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas, dependendo do caso.

4. Registre o CNPJ da empresa 

A criação de um CNPJ é simples é um procedimento obrigatório para todas as pessoas jurídicas sediadas no Brasil. Para a emissão deste documento, ele é feito digitalmente, normalmente ao mesmo tempo em que o registro da empresa e se trata de um documento administrado pela  Receita Federal.

5. Faça o cadastro da empresa na prefeitura e consiga as licenças necessárias

Uma vez sabido como registrar uma empresa no CNPJ, você pode agora passar para a fase subsequente, que é a obtenção das licenças necessárias e o registro de sua corporação junto à prefeitura. 

Por fim, a contabilidade avaliará as licenças que a empresa necessita, tais como as licenças da Anvisa e dos bombeiros, e as solicitará às autoridades competentes (se aplicável). Finalmente, a prefeitura solicitará o Registro Municipal e a licença de funcionamento da empresa. Agora, sua empresa pode começar a operar.

Mas antes disso, que tal conseguir apoio de uma empresa para lidar com todos esses processos de abertura empresarial?

Aqui, na KRV Contabilidade, você consegue o apoio contábil necessário para a abertura de seu CNPJ! 

Mande-nos uma mensagem através do botão abaixo e saiba como podemos te livrar de todos esses processos burocráticos.

COMECE AGORA O PROCESSO DE ABERTURA DO SEU CNPJ, CLIQUE AQUI E TENHA AUXÍLIO PROFISSIONAL!