Fique atento ao prazo para a entrega da declaração de IR e às multas por atraso
A Receita Federal já está recebendo a declaração do Imposto de Renda 2022. Você já sabe a importância de estar atento aos prazos da entrega? Entregar a declaração no prazo estabelecido pela Receita Federal evita multas por atraso
A Receita Federal já está aceitando a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Com os prazos abertos, é hora de juntar os documentos necessários para exercer essa obrigação fiscal e para ficar longe de problemas com o fisco.
Um dos principais problemas que o contribuinte pode enfrentar com a declaração do IR é acabar perdendo prazo para a entrega do documento. Desse modo, é necessária a apresentação do documento fora dos prazos da Receita, o que culmina em multas por atraso.
Por isso, fique atento e veja o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física 2022. Dessa forma, é possível evitar sofrer com multas por atraso na entrega da declaração.
Se você se interessa por assuntos contábeis e fiscais, veja os materiais em nosso blog e continue ligado.
- Microempreendedor, cuidado com o que faz fora do contrato!
- MEI: mais de 327 mil pessoas aderiram ao regime durante a epidemia
- Regularizar comércio: saiba como fazer e evite problemas com a lei
Como funciona a declaração do Imposto de Renda?
Anualmente, a Receita Federal divulga regras e prazos para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Esse documento é a maneira de o contribuinte prestar contas ao governo sobre sua renda e sobre seus gastos.
Em casos de pagamentos de impostos indevidos pelo contribuinte, a Receita faz a restituição do valor; do mesmo modo, se o contribuinte pagou menos imposto do que devido, será cobrado o valor devido.
Veja as regras e quem é obrigado a entregar a declaração do IR 2022 através do site da Receita Federal.
Quais os prazos para a declaração do Imposto de Renda?
Geralmente, os prazos para a entrega do documento são entre início de março e final de abril, porém, em decorrência da pandemia, a Receita Federal vem, nos últimos anos, prorrogando o prazo limite para a entrega da declaração do IR. Em 2022, mais uma vez, a Receita prorrogou esse prazo.
A Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022!
A entrega da declaração do IR 2022 teve início no dia 07 de março, porém a data final para a entrega do documento foi prorrogada até o dia 31 de maio. O prazo anterior era até dia 29 de abril, com isso o contribuinte que ainda não se programou ou reuniu a documentação necessária ganha um período extra para realizar a entrega da declaração de IR e para evitar multas por atraso.
O novo prazo final consta na Instrução Normativa RFB Nº 2.077, de 4 de abril de 2022.
Quais são as multas para quem atrasa a entrega da declaração do Imposto de Renda?
A conta para quem não entregar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo pode ser bem alta. A não entrega da declaração nos prazos estabelecidos pela Receita custa, ao bolso do contribuinte, um montante inicial de R$ 165,74.
Porém, se o contribuinte que deixou a declaração do IR, atrasar ou tiver impostos devidos, o valor pode ser bem mais considerável, nesse caso a multa começa de 1% ao mês-calendário, podendo chegar até 20%.
Conheça a KRV Contabilidade
A KRV Contabilidade pode te auxiliar nesse momento de entrega da declaração. Além de identificar se há a obrigatoriedade da apresentação do documento, podemos te auxiliar em casos de valores a restituir para garantir o seu direito.
Contamos com profissionais de excelência na área contábil, os quais realizam essa tarefa com segurança, evitando erros e que você possa enfrentar multas ou quaisquer problemas com o governo.
Por isso, conte com quem entende do assunto, conte com a KRV Contabilidade!
FAÇA AQUI A SUA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DENTRO DOS PRAZOS E EVITE MULTAS!