As empresas digitais se tornam cada vez mais comuns e fortes em diversos segmentos econômicos, quer sejam os de vestuário, alimentação, produtos estéticos, por exemplo, até mesmo aqueles voltados à prestação de serviços como atendimento psicológico ou de consultoria. Esse fenômeno é consequência de uma série de realinhamentos mercadológicos que merecem a atenção de pessoas empreendedoras.
Com empresas digitais conquistando cada vez mais espaço no mercado, as empresas físicas têm de prestar atenção na urgência da virtualização, por consequência. Por outro lado, as empresas que já são digitais precisam ter atenção no aumento da concorrência. No presente artigo, a KRV comenta mais detalhes a respeito do aumento no número de negócios digitais e como isso tende a afetar a economia.
Empresas digitais em escalada no mercado nacional e internacional
Com o avanço do universo virtual, da maior facilidade para abertura de empresas no Brasil, assim como uma maior democratização do acesso a aparelhos com acesso à internet, empresas clássicas e antigas têm migrado parcialmente ou completamente para o lado virtual. Analogamente a esse processo, mais e mais pessoas têm dado início a novas empresas, muitas delas nichadas, ou seja, capazes de apelar para um público consumidor específico.
Quais os principais fatores que fazem empresas digitais prosperarem?
Em seguida, confira alguns elementos estruturais das empresas digitais podem fazer com que elas sejam bastante competitivas e capazes de alcançar boa parte dos consumidores de negócios físicos:
- Maior alcance de marketing: A internet, com seus algoritmos e sistemas de busca, é capaz de fazer com que produtos sejam vistos por um público muito específico. Dessa forma, aumenta-se a chance de compra e o interesse em produtos. Assim, cria-se um certo senso de clube, comunidade, algo que aumenta o potencial de venda de empresas digitais e a fidelização de seu público consumidor;
- Menores custos de manutenção: Ao não ter de lidar com espaços físicos, empresas digitais podem reduzir o custo de manutenção. Isso acontece na medida em que elas focam na melhoria de seus produtos, aumentam a eficiência de sua atuação e garantem, assim, melhores condições para seus consumidores;
- Produção sob demanda: Muitas das marcas digitais podem investir no tipo de produção sob demanda que era visto num passado distante, muitas vezes até mesmo personalizando itens e garantindo exclusividade. Isso se perdeu na maior parte das empresas físicas que vendem de forma massificada.
Porém, existem ainda algumas limitações, como por exemplo a resistência de diversas faixas etárias de adotarem as compras online como algo rotineiro. Tal postura se faz mais presente principalmente em produtos que têm um grande apelo físico. Como por exemplo: a perfumaria, que necessita do sensorial, ou as roupas, que é preciso experimentar.
Tais desafios poderão se superar no futuro pelas empresas digitais. Ou seja, pela maior facilitação das trocas, ou mesmo pela maior confiança de pessoas depositadas em negócios virtuais.
Esteja em dia com as tendências das empresas digitais e se mantenha relevante
Acompanhar as mudanças que as empresas digitais evocaram na trama social é algo exigido de qualquer marca que deseje sobreviver na corrida competitiva atual.
Uma ótima forma de manter-se atualizado é pela contratação de uma contabilidade consultiva e estratégica como aquela oferecida pela equipe KRV.
Entre em contato conosco a fim de conhecer nossas soluções e garantir uma assessoria estratégica e, dessa maneira, o crescimento constante de sua empresa.
Continue navegando pelo nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este.