Registro em conselho de classes: do que se trata
No artigo de hoje, a KRV Contabilidade fala a respeito do registro em conselho de classes, assunto de grande importância para profissionais que exercem determinadas atividades trabalhistas no país.
Isso porque os conselhos de classes representam as profissões no que diz respeito à padronização na realização de funções.
Além disso, o conselho possui o registro de profissionais atuantes de maneira regular, o que ajuda a supervisionar e controlar quem está apto para exercer a profissão.
Em conjunto com diplomas e certificados de conclusão de curso, o registro em conselho de classes pode ser solicitado por clientes e empresas que desejem contratar profissionais ou obter serviços.
É crucial que o profissional recém-formado se atualize sobre cadastros complementares para garantir a regularidade em sua atuação no campo desejado.
Registro em conselho de classes: quem precisa fazer
Há diferentes profissões que exigem o registro em conselho de classes, no que se pode citar alguns exemplos, como os conhecidos Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina (CRM).
No entanto, se engana quem imagina que os conselhos reservados somente à área da saúde.
Fora desse escopo, destacam-se a OAB, regulando a advocacia, e a DRT, registro profissional para atores, exemplificando órgãos que regulamentam diferentes profissões.
O profissional interessado deve consultar se é necessário realizar o registro em conselho de classes a fim de regularizar a atuação em sua área.
Como fazer o registro?
Para cada profissão, há certas particularidades que precisam da devida atenção para ocorrer o registro.
No caso da OAB, a entrada ocorre por aprovação em exame oficial, regular e aplicado nacionalmente, sendo amplamente conhecido esse requisito.
Em outros casos, o registro profissional pode ser feito presencialmente ou online, com o órgão verificando a documentação da documentação, incluindo identidade e diploma.
É preciso realizar algum pagamento?
Os pagamentos de registro profissional em conselhos de classes podem variar segundo a profissão e a região na qual o trabalhador pretende realizar sua inscrição.
Geralmente, as quantias renovam-se via anuidade. A partir desse pagamento, renova-se a habilitação do profissional no que diz respeito ao exercício de suas funções.
O não pagamento da anuidade pode acarretar suspensão temporária do registro, até que ocorra sua regularização.
Caso os pagamentos não se efetive, o profissional pode perder o direito de exercer a profissão de maneira regular, além de arriscar ter seu nome inscrito na Dívida Ativa da União.
Para evitar tais embaraços, é necessário que o profissional organize suas obrigações com pagamentos, de modo que registros importantes permaneçam ativos.
Como nem sempre sobra tempo para que essas operações recebam o cuidado devido, não é incomum que essas atividades realizem-se por profissionais especialistas contratados.
Se esse é o seu caso, que tal conhecer a atuação da KRV Contabilidade com assessoria contábil e afins?