A Indústria de Transformação realiza um papel essencial no funcionamento da economia. Ela é responsável por colher a matéria bruta, refiná-la e transformá-la em materiais passíveis de uso por outras indústrias, ou mesmo destinadas ao público consumidor. Por consequência, sem sua atividade, muitas outras empresas desapareceriam.
No presente artigo KRV você compreende melhor o que é a indústria de transformação. Veja o que ela faz em maiores detalhes e entenda melhor como é o funcionamento de uma empresa desse tipo em solo brasileiro.
O funcionamento da Indústria de Transformação
Sendo uma das atividades industriais mais conhecidas pelo senso comum, a indústria de transformação refina matéria-prima proveniente do meio ambiente e a torna um bem de consumo ou um novo material que possa ser trabalhado em outras indústrias.
A transformação em si ocorre por meio de mudanças diversas que podem se manifestar em aspectos físicos, químicos ou biológicos. Um exemplo claro é o da transformação da celulose em papel, que posteriormente se usa em livros, cadernos, e caixas, ou da transformação de minério de ferro em barras de ferro, que se usam na lataria de carros, na criação de ferramentas e muito mais.
A indústria de transformação no Brasil
A Indústria de Transformação brasileira é extremamente forte e vasta, colhendo matérias-primas que se originam em diversos setores, como por exemplo os de mineração, pesca, agrícolas e florestas.
Alguns exemplos dos frutos da indústria de transformação seriam:
- Produtos do fumo;
- Artefatos em couro;
- Metalurgia;
- Produtos alimentícios;
- Produtos farmoquímicos e farmacêuticos;
- Produtos derivados de petróleo e biocombustíveis;
- Papel e subprodutos;
- Artigos têxteis.
Categorias de produtos
- Bens de Capital: Primeiramente, há os bens que depois serão de uso de outras indústrias para outros fins, como prestação de serviços ou criação de itens;
- Bens Intermediários: Produtos fabricados a fim de serem transformados em outros por diversos setores do mercado, podendo ser tanto reincorporados em outros itens quanto destruídos durante o uso na produção;
- Bens de Consumo: Finalmente, existem os bens de consumo, que chegam diretamente ao mercado consumidor.
A importância da indústria de transformação do Brasil
Impactando diretamente no crescimento econômico brasileiro, o setor conta hoje com cerca de 7 milhões de trabalhadores contratados. Além disso, ele é responsável inclusive por mais de 65% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento industrial.
Posto que essa atuação é de importância vital, no Brasil podem ser encontrados diversos benefícios fiscais destinados a alguns recortes da indústria de transformação, como a postergação do recolhimento do ICMS ou outros benefícios que impactam enormemente na margem de lucro das marcas atuantes nesse recorte.
Deseja investir neste mercado? Conte com especialistas
Com o propósito de melhor estruturar uma marca atuante no recorte da indústria de transformação, é essencial recorrer a especialistas que são conhecedores da legislação nacional e de seus possíveis benefícios, assim como o regime tributário ideal e muito mais.
Entre em contato com a KRV agora mesmo e tire suas dúvidas acerca do tema. Junto à KRV você encontra informações indispensáveis para o bom planejamento de sua indústria de transformação, constante atualidade perante a lei tributária e suas mudanças, entre outros elementos indispensáveis para uma empresa.