Os indicadores de desempenho financeiro servem para analisar as contas de uma empresa e avaliar seu desempenho, e embora não seja um pensamento comum, eles também servem para o ramo das farmácias. Aplicar esse conhecimento ao seu negócio é ideal para conseguir prever faturamento e lucros.
Entenda mais a respeito dos indicadores de desempenho financeiro e como melhor aplicá-los à sua farmácia no decorrer do presente artigo.
Entendendo os indicadores de desempenho financeiro
Os principais indicadores de desempenho financeiro dizem respeito a fatores como a receita total, a margem de lucro, o giro de estoque e mais. Assim, para que a análise deles seja precisa, a coleta de dados deve ser igualmente precisa e eficiente. Dessa forma, o resultado dos cálculos poderá ser confiável e usado nas estratégias de gestão.
Para auxiliar nessa coleta de dados e refinamento é recomendável aplicar uma rotina de documentação diária das movimentações financeiras, associada a uma possível automação de tal etapa, esta que pode ser guiada por profissionais contábeis especializados.
Os principais indicadores de desempenho financeiro
Acompanhar os indicadores de desempenho financeiro de maneira recorrente é uma boa maneira de saber se o seu negócio está caminhando da forma como você planejou. Os principais indicadores voltados para farmácias seriam:
- Receita total: Entender a receita total da farmácia pode ajudar na análise da movimentação econômica. Por exemplo, observar possíveis fases de maior ou menor probabilidade de lucro.
- Margem de lucro líquido: A margem de lucro pode ser medida tanto de forma bruta quanto líquida. Sendo assim, quando se fala sobre a margem de lucro líquido, pode-se compreender melhor a rentabilidade geral do negócio depois de levar os custos em consideração. Além disso, lembre-se que estes que podem flutuar em dados contextos.
- Giro de estoque: No contexto das farmácias, atenção à validade de medicamentos e demais produtos é essencial, e o giro de estoque é uma boa forma de observar a circulação deles. Isso porque ajuda a ajustar a compra de novos itens, lançar promoções para incentivar a venda de itens e evitar prejuízos.
- Índice de endividamento: Consultar o índice de endividamento ajuda a prever um nível saudável de contração de dívidas e empréstimos. Isso evita problemas financeiros e dívidas que se acumulam e podem causar a falência do negócio.
- Índice de satisfação do cliente: Não necessariamente um índice de desempenho financeiro, mas essencial para evitar que surjam problemas financeiros. A métrica da satisfação de clientes consegue perceber se algo precisa de alteração no ciclo de compra para melhorar a satisfação dos consumidores e evitar evasão.
Para melhor conduzir o estudo dos indicadores de desempenho financeiro e aplicá-los na estratégia de sua marca, consulte especialistas da KRV. Assim, com ajuda profissional especializada, fica muito mais fácil garantir que as finanças de uma farmácia estejam seguras, além de prever estratégias e resultados.
A KRV ao lado de sua marca
Conte com profissionais especializados no momento de estudar os indicadores de desempenho financeiro de sua farmácia. Converse com a equipe KRV e saiba mais a respeito das soluções oferecidas. Não deixe de conferir também o blog da KRV para mais artigos informativos.