A indústria de alimentos é considerada um setor indispensável no Brasil, que movimenta significativamente a economia do país. Participando dessa indústria, estão as fazendas e as plantas de transformação da matéria-prima.
No presente artigo você entende mais sobre essa indústria no Brasil e como ela é estimulada pelo Estado.
O que torna a indústria de alimentos tão relevante?
O Brasil, por meio de sua indústria de alimentos, se consolidou como o maior exportador de alimentos industriais de todo o mundo. Essa posição tende a se manter graças à Associação Brasileira da Associação de Alimentos (ABIA) que anunciou R$120 bilhões em investimentos.
Esses investimentos caminham lado a lado com os benefícios fiscais e incentivos federais concedidos à indústria de alimentos. Movimentada e atrativa, a indústria de alimentos exige estratégias para o sucesso de novas marcas.
Oportunidades da indústria alimentícia
- Vastas possibilidades: Essa indústria é vasta e possui diversos recortes, algo que abre portas para ideias inovadoras, criação de tendências e oportunidades de empreender;
- Estímulos fiscais: Muitos dos alimentos produzidos no Brasil contam com estímulo fiscal, com incentivos que podem ser do Imposto Territorial Rural, até ICMS ou ISS;
- Diversas formas de empreender: Além da venda de produtos, o empreendedorismo na indústria de alimentos toma diversas formas. Existem abordagens que vão desde o processamento de alimentos até sua aplicação na produção de outros itens mais complexos.
Riscos da indústria alimentícia
Confira, em seguida, os principais riscos nessa indústria:
- Sazonalidade: Na indústria de alimentos, uma série de produtos têm sazonalidade alta, como por exemplo os sorvetes. Caso uma empresa atue nesse tipo de mercado, é necessário tomar cuidado com impactos periódicos e como eles podem atrapalhar o sucesso empresarial;
- Vulnerabilidade ao cenário econômico: Mudanças no poder econômico da população impactam fortemente na escolha de alimentos. Portanto, caso a empresa atue com produtos de tipo mais premium, ela corre o risco de perder faturamento com grande facilidade;
- Dependência do governo: A indústria alimentícia deve atender a diversos critérios e controles governamentais, com relação à segurança alimentar, bem como aproveitar benefícios fiscais. Por conta dessa relação próxima, cria-se uma vulnerabilidade a mudanças na legislação.
O empreendedorismo na indústria de alimentos
Empreender na indústria de alimentos é algo que exige cuidado e estratégia. Primeiramente, é preciso elaborar um plano de negócios com as metas e os objetivos da marca. Fruto de uma aprofundada pesquisa de mercado, esse plano de negócios deve estudar como sua nova indústria irá aproveitar as oportunidades que existem, e como irá trabalhar os riscos.
Com o intuito de obter ajuda nessa trajetória, conte com uma assessoria especializada.
Empreender na indústria de alimentos requer estratégia
A KRV Contabilidade oferece consultoria completa para indústrias de alimentos. Os especialistas da marca oferecem soluções especializadas a fim de auxiliar seu negócio a tomar decisões estratégicas e alcançar o sucesso planejado.
Entre em contato agora mesmo com a equipe KRV.