Contabilidade consultiva: o que é e como funciona

A contabilidade consultiva auxilia pessoas empreendedores com decisões estratégicas relacionadas ao rumo da empresa.

A contabilidade consultiva difere da contabilidade tradicional de diversas formas. Enquanto na tradicional, o especialista se limita a cumprir a lei e garantir a concordância da marca com as obrigações fiscais, na consultiva existe um trabalho de orientação, auxiliando na tomada de decisões estratégicas, o acompanhamento de indicadores de desempenho chave e mais.

A partir dos anos 2000, a contabilidade consultiva começou a surgir no Brasil, acompanhada com o SPED e uma maior democratização do uso de tecnologia na rotina empresarial. Nesse momento, algumas pessoas contadoras perceberam a possibilidade de oferecer um serviço mais completo e complexo.

Como funciona a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva dá um passo adiante da contabilidade tradicional, procurando fazer uso benéfico e estratégico dos dados que são refinados por meio da atividade contábil. Com base no estudo da flutuação de fatores como a flutuação no faturamento da marca, da margem de lucro, dos valores de contratos com fornecedores, da taxa de endividamento e mais.

As principais atribuições de um contador consultor ou de uma empresa que oferece o serviço de contabilidade consultiva seriam:

  • Auxílio na manutenção do status legal de uma empresa, oferecendo registros e relatórios financeiros e contábeis detalhados;
  • Observância das mudanças legislativas a fim de fazer com que a empresa esteja sempre acompanhando novos requisitos legais;
  • Interpretação de relatórios de indicadores de desempenho a fim de oferecer insights válidos para a tomada de decisões informadas;
  • Estudo de padrões de mercado que podem impactar o desempenho da marca, beneficiando ou atrapalhando os objetivos de negócios;
  • Aplicação de tecnologias que sejam condizentes com a estrutura empresarial e que sejam capazes de otimizar o funcionamento interno.

Dessa forma, os cinco pontos acima listados são generalistas e costumam estar presentes nas principais relações entre uma contabilidade consultiva e uma empresa contratante. No entanto, indo muito além disso, estão os serviços criados sob medida para as demandas do cliente. Por isso, a diferenciação da contabilidade consultiva se destaca.

Adaptados, flexibilizados e feitos sob medida, esses serviços tornaram-se necessidades na rotina de contato entre a empresa contratante e a prestadora do serviço. Esses que poderão ser estudos específicos de indicadores de desempenho próprios para a situação daquela empresa, projeções de mercado, auxílio em momentos de crise, entre outros.

Conte com parceiros estratégicos

Significando a evolução da contabilidade tradicional, a contabilidade consultiva revoluciona no conceito de atendimento ao cliente, proximidade e relevância do serviço. Além disso, deixando de ser um serviço de manutenção e passando a ser um diferencial estratégico e competitivo numa empresa.

Dada a maior adesão a esse tipo de serviço, cada vez mais empresas têm optado por contratar contadores consultivos, dando um passo rumo ao futuro. Para entender mais, converse com a KRV agora mesmo e conheça os serviços oferecidos!