Como funciona um e-commerce automotivo?

e-commerce automotivo

Um e-commerce automotivo nada mais é que uma plataforma virtual onde consumidores podem contratar serviços ou comprar peças e acessórios para seus automóveis. Em resumo, é o rosto virtual de concessionárias e outras empresas do ramo automotivo.

Atualmente, existem até mesmo lojas que adotam a figura do e-commerce automotivo para vender carros novos e usados. Ainda que seja uma iniciativa recente, ela tem ganhado cada vez mais adeptos. Continue lendo a fim de compreender melhor esse ramo.

O e-commerce automotivo e o mercado de automóveis

O e-commerce automotivo é o resultado da união do mercado de automóveis e peças automotivas com as plataformas virtuais. É bem sabido que o mundo digital tem englobado e engolido diversas empresas, seja pelo maior alcance que as marcas conquistam com o uso do marketing digital, e/ou pelo baixo custo de manutenção.

Por meio do e-commerce automotivo, empresas do ramo automotivo têm conseguido alcançar novos públicos, ter novas iniciativas para a forma como lidam com seus produtos (por exemplo dos automóveis por assinatura) e assim por diante.

Além de oferecer diversos benefícios para lojas físicas, a migração para o mundo digital também é algo que tem sido cada vez mais solicitado pelos consumidores. Como um padrão social, as pessoas têm buscado maior conforto na maneira com que lidam com suas compras, muitas vezes preferindo realizá-las digitalmente.

Como incorporar o e-commerce automotivo em minha loja?

Existem diversas iniciativas que podem ser classificadas como incorporação parcial do e-commerce automotivo em uma marca deste segmento. Confira em seguida alguns exemplos:

  • Criação de uma plataforma virtual para anunciar carros disponíveis e seus respectivos valores e condições de pagamento;
  • Adesão a um sistema de atendimento via chat, onde consumidores podem tirar dúvidas direto no site acima mencionado;
  • Criação de um canal de comunicação via WhatsApp associado ao PIX para facilitar contratação de serviços, compra de peças e ajuste de entregas.

Diversas são as ferramentas atualmente disponíveis no mercado. Incorporá-las de forma inteligente e coordenada é a única forma de conseguir ingressar no e-commerce automotivo e se tornar uma marca competitiva no segmento.

Um padrão de mercado que exige adaptação

Pesquisas de todo o mundo têm apontado que a migração para o mercado digital deverá acontecer no segmento automotivo de forma completa ou quase completa muito em breve. Desde antes da pandemia do covid-19, já era notória a migração de alguns serviços automotivos para o mundo virtual.

De acordo com o estudo de 2019 chamado Autotrader car buyer of the future, que analisou o comportamento de consumidores do mercado de carros, 83% dos consumidores já demonstravam interesse em resolver questões de compra por meios virtuais, a fim de acelerar processos e economizar tempo.

Prepare sua marca para a revolução digital

A revolução digital está à porta, e sua empresa precisa estar pronta. Por isso, tome iniciativas estratégicas nesse momento, identifique oportunidades e riscos de forma antecipada e garanta os melhores profissionais ao seu lado.

Ao abrir um e-commerce automotivo, é importante entender bem todas as questões burocráticas e fiscais envolvidas na temática. Então, entre em contato com a KRV Contabilidade e tire suas dúvidas sobre o tema.

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